quarta-feira, 27 de maio de 2009

Comunicação Juca 2009

















A balada da Liga está formatada. O gelo já está gelando. A luz iluminando. O som fazendo barulho. Prepare seu coração. Pontos de venda nas atléticas. Para o flyer clique aqui.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Atenção Torcidas

O JUCA é uma festa mas o vale-tudo não está liberado. Para manter o clima pacífico pelo qual os Jogos são conhecidos, a LAACA estabelece algumas restrições ao comportamento dentro e fora das quadras. Nada que prejudique a alegria constante, mas algumas simples medidas para prevenir acidentes e garantir que o JUCA seja sempre bem-vindo nas cidades por onde passa (como aconteceu até agora).

Todas as noites, depois de terminada a última partida, as atléticas se reúnem para julgar os casos de infração notados pelos mesários e representantes dos jogos. Cada infração está sujeita a punições que podem chegar a perda de 17 pontos na contagem geral da faculdade. Para se ter uma ideia, o time campeão de uma modalidade leva 13 pontos para sua instituição.

Portanto, evite cometer uma infração e prejudicar a pontuação geral da sua faculdade. Veja aqui o que não fazer durante o JUCA:

-BRIGAS: a agressão física entre grupos de torcidas pode levar todos os envolvidos a perderem pontos na contagem geral.

-SINAIS DE FUMAÇA: tudo tem hora e jeito certo para acontecer. Fumaça dentro do ginásio atrapalha o andamento dos jogos, assim como o uso de artefatos explosivos, como bombas, fogos e rojões. Eles podem levar à perda de até 22 pontos na contagem geral.
O que pode: é permitido o uso de sinalizadores e outros artefatos que não atrapalhem o andamento dos jogos dentro do ginásio, seja pela emissão de fumaça ou qualquer outro motivo. Nos jogos de futebol de campo também são permitidos fogos de artifício.
Importante: se quiser usar algum desses artefatos, fale antes com um representante da sua AAA. Ele deverá comunicar o responsável pela representação no confronto, que deve autorizar ou não o uso. Caso esta comunicação não seja feita, o uso de qualquer artefato irá para julgamento

-ARREMESSO DE OBJETOS: latinhas, canecas, papel, alimentos e bebidas arremessados na quadra não só atrapalham o andamento do jogo como põem em risco a segurança dos atletas.

-INVASÃO DE QUADRA
O que pode: mascotes e cheer leaders ajudam a animar o intervalo das partidas. Se quiserem fazer exibições nos locais de jogos, devem também informar a AAA e o responsável pela representação no confronto.

-DANIFICAR A REDE DE PROTEÇÃO ENTRE A QUADRA E A ARQUIBANCADA: evite se balançar ou chacoalhar as redes durante as partidas.

-DEPREDAÇÃO DO ALOJAMENTO: além de queimar o nome do JUCA com a cidade e prejudicar uma entidade que, de boa vontade, cedeu espaço para que a faculdade pudesse curtir os Jogos, atos de vandalismo acarretam a perda do privilégio de escolha de alojamento daquela faculdade na próxima edição dos Jogos.

-DEPREDAÇÂO DA CIDADE: Não custa tomar cuidado com o patrimônio de quem recebe o JUCA de braços abertos. Vale lembrar também que atos de vandalismo estão previstos em Lei. A Atlética não é mãe de ninguém e os infratores deverão arcar com as punições existentes na cidade.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Baladas da LIGA 2009

As noites Juquianas nunca mais serão as mesmas. Os convites para as Baladas da Liga estão disponíveis nas Atléticas Participantes. As atrações estão renovadas e o gosto musical está polivalente. Seja você homem, mulher, gay, sapatão, brega, cluber, caipira: do eletrônico ao sertanejo, do samba-rock ao cafona e, o melhor: com um Open Bar diferente de todas as edições anteriores. Confira o que vem por aí:

Balada de Abertura
[Quinta-feira, dia 11/06]


Se é para começar que seja do começo. Primeiro veio a cerveja, depois a jurupinga e algum tempo depois a catuaba. E assim surgiu o Clube do Balanço, Bruno di Marco & Cristiano, a Tenda Eletrônica...

Show do Clube do Balanço e Show Sertanejo com Bruno di Marco & Christiano

2 Pistas = Principal (Palco) + Tenda Eletrônica

Open Bar de: Cerveja, Catuaba e Jurupinga

Festa Brega
[Sábado, dia 13/06]


Seja Brega. Não se reprima. Tire a pochete do tio do armário. Haja pescoço para enfiar cordão de ouro do bicheiro. Combine bermuda com casaco de couro. Vá fantasiado de brega e aguarde surpresas exclusivas.

Show do Molejo

2 Pistas = Principal (Palco) + Tenda Eletrônica

Open Bar: Vodka, Catuaba, Jurupinga, Refri e Água
Open Bar Brega: Maria Mole e Rabo de Galo
Café da Manhã Brega:
Pão com Mortadela

Prepare sua bota e calça apertada. Seu balanço para o samba-rock. Tire sua pochete do armário. A nova balada da Liga espera por você. Para mais informações: laaca2009@gmail.com

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O que eu faço agora?

Você já ouviu as histórias dos veteranos, já assistiu aos vídeos das edições passadas e está decidido: vai ao JUCA 2009. Mas... e aí? O que fazer? Principalmente para os marinheiros de primeira viagem, essa pode ser uma experiência que gera muitas dúvidas. Aqui, a LAACA responde algumas das perguntas mais freqüentes:

Como eu faço para ir?
Há pacotes nas 8 Atléticas participantes que incluem o ônibus de ida e volta, e também os translados – se necessário – dentro da cidade.

Onde eu fico? Como é um alojamento?
Tradicionalmente, a maioria dos alunos do JUCA fica em alojamentos. Eles são escolas municipais ou estaduais cedidas pela cidade para hospedar as faculdades. Existe a opção de ficar em uma sala de aula, com colchões e sacos de dormir, e a opção de ficar em barracas. Informe-se na sua atlética sobre a possibilidade de hotéis.
Importante: levar barracas, sacos-de dormir, cobertores, toalhas, etc, é obrigação do aluno, não da Atlética.

Como funcionam os jogos?
A tabela com a primeira rodada de cada modalidade já está disponível. Os confrontos são no mata-mata e as próximas rodadas são definidas na própria cidade. As torcidas são o ponto alto dos Jogos, sempre acompanhadas das respectivas baterias para ajudar a torcer, gritar e cantar as músicas de cada faculdade.
O que não pode: invadir a quadra, jogar objetos (alimentos e bebidas também), puxar as redes de proteção ou utilizar sinalizadores de fumaça em locais fechados (como os ginásios)

Onde comer?
Fique tranquilo, você não vai passar fome durante o JUCA. Todas as cidades, geralmente, têm uma infra-estrutura para receber os estudantes famintos, que vai desde as tradicionais barraquinhas de cachorro-quente até restaurantes self-service ou por quilo. Pergunte também na sua Atlética se há algum contato de PF (prato feito), uma vez que muitas vezes ele é utilizado para alimentar motoristas de ônibus e seguranças. Agora...entre comer o filet mignon ou o churrasquinho de gato, a escolha cabe a você.

Onde tomar banho?
As Atléticas montam uma estrutura de chuveiros dentro dos banheiros dos alojamentos, para comodidade dos alunos. Mas se você não quer esperar na fila, há a opção das casas ao redor do alojamento. Como funciona isso? Converse com os moradores sobre a possibilidade de você "alugar" o chuveiro deles, sob a condição de pagar um valor pequeno, que vai até R$ 5. Quase sempre eles ajudam. Claro, há a opção de simplesmente não tomar banho, ela só não é das mais higiênicas.

sábado, 16 de maio de 2009

Histórias & Lendas - Os Campeões

Tudo bem que o Mackenzie levou quase todos os títulos, mas saibam que a FAAP e a ECA já levantaram o caneco em algum momento da história dos jogos. Confira a classificação de todos os JUCAS.

1993: São Bernardo do Campo (Campus da Metodista)
Campeão Geral: ESPM

1995: Pirajú
Campeão Geral: FAAP

1996: Pirajú
Campeão Geral: Mackenzie

1997: Pirajú
Campeão Geral: Mackenzie

1998: Pirajú
Campeão Geral: Mackenzie

1999: Avaré
Campeão Geral: ESPM*
*O título desse ano foi transferido para o Mackenzie (vice-campeão geral), pois a ESPM jogou com alunos irregulares

2000: Avaré
Campeão Geral: ESPM*
*O título desse ano foi transferido para o Mackenzie (vice-campeão geral), pois a ESPM jogou com alunos irregulares

2001: Serra Negra
Campeão Geral: Mackenzie
Vice-Campeão Geral: FAAP
3º lugar: Metodista

2002: Guaratinguetá
Campeão Geral: Mackenzie
Vice-Campeão Geral: Metodista
3º lugar: ECA-USP

2003: Guaratinguetá
Campeão Geral: Mackenzie
Vice-Campeão Geral: Metodista
3º lugar: ECA-USP
4º lugar: Cásper Líbero

2004: Cruzeiro
Campeão Geral: Mackenzie
Vice-Campeão Geral: ECA-USP
3º lugar: Metodista
4º lugar: PUC

2005: Guaratinguetá
Campeão Geral: Mackenzie
Vice-Campeão Geral: Metodista
3º lugar: ECA-USP
4º lugar: FAAP

2006: Registro
Campeão Geral: Mackenzie
Vice-Campeão Geral: ECA-USP
3º lugar: Metodista
4º lugar: Cásper Líbero

2007: Registro
Campeão Geral: ECA-USP
Vice-Campeão Geral: Cásper Líbero
3º lugar: Metodista
4º lugar: Mackenzie

2008: Guaratinguetá
Campeão Geral: Mackenzie
Vice-Campeão Geral: ECA-USP
3º lugar: Metodista
4º lugar: Cásper Líbero

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tabela Juca 2009

Senhoras e senhores em 2009 os confrontos já estão definidos. Confira a tabela de quinta e sexta-feira clicando aqui. Os jogos de sábado e domingo serão definidos conforme as equipes que passarem da primeira e da segunda fase. A Liga deseja boa sorte a todas as equipes.

Welcome to Fabulous Juca City

















Seja bem-vindo à fabulosa Juca City (clique na foto para vê-la ampliada). Aguardem mais informações: repúblicas para alugar, imobiliárias para ligar, restaurantes para comer, pedalinhos para se pedalar e ruas para serem ****** pelas garotas da Fiam.

Em breve novo site: http://www.juca.tv

JUCA 2009 – Santa Rita do Sapucaí

Parem as máquinas e desliguem as rotativas! A notícia pode não ser em primeira mão, mas é uma das mais esperadas confirmações do meio universitário. Sim, senhoras e senhores, a cidade do JUCA 2009 foi escolhida e, para alegria de quem jurava que já sabia, a LAACA confirma: Santa Rita do Sapucaí.

Santa Rita da onde?

Localizada no Sul de Minas, a cidade de Santa Rita do Sapucaí possui pouco mais de 34 mil habitantes e, dizem, um dos melhores carnavais de rua do estado. Mas...Minas Gerais? Sim, nossos vizinhos sem mar sediarão a 16ª edição do JUCA. Não vale dizer que não vão ao JUCA porque será longe, afinal, Santa Rita fica a apenas 218 km de São Paulo. E aí, vai perder o primeiro JUCA na terra do pão de queijo?

Aguardem mais informações neste blog, nas atléticas participantes e, em breve, no novo site oficial do JUCA: http://www.juca.tv/

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Benefícios para a Cidade

Não são só as faculdade que aproveitam o JUCA!

Nestes quinze anos de história, muitas das cidades sediaram os jogos mais de uma vez, confirmando interesse no potencial turístico e no retorno financeiro oferecido pelo JUCA.

1.De um lado, temos as despesas das Atléticas, que fecham acordos com fornecedores das cidades (alimentação, staff, segurança, frete/transporte, gelo, bebidas, sonorização, estrutura) para receber os alunos. No total, o investimento gira em torno de R$ 300.000,00. Por outro lado, há os gastos de cada aluno no comércio local (comida, combustível, hotel, itens de higiene, bebidas). Em 2008, na cidade de Guaratinguetá, esse gastos dos estudantes foram em torno de um milhão de reais. A festa oficial acaba por fechar esse pacote de investimentos, preparando uma infraestrutura para mais de 5 mil pessoas.

2.Ocorre também uma potencialização da cidade como marca e a divulgação de seus atrativos financeiros e turísticos, afinal, durante os quatro dias, ela estará em contato com um público universitário, com idade entre 17 e 25 anos, formador de opinião.

3. As benfeitorias realizadas nas escolas/alojamentos são permanentes e resultado do comprometimento das faculdades e seus alunos em campanhas de arrecadação de livros e agasalhos, oficinas com os estudantes da rede municipal, instalação e/ou doação de equipamentos e interação com a comunidade local. O potencial é alto, já que se refere a um universo de possível 8.000 voluntários e doadores.

4. Há firmação de parceria com a Secretaria de Turismo, planejando ações que possam beneficiar ambas as partes, tanto no incremento dos jogos como na divulgação precisa do potencial turístico da cidade.

O que é JUCA?

Se você chegou até este blog fica difícil imaginar que não saiba o significado dessa sigla. O JUCA, ou Jogos Universitários de Comunicação e Artes, é um dos maiores eventos universitários paulistas, chegando em 2009 à sua 16ª edição. O principal objetivo é a confraternização, a integração, a convivência e o fortalecimento da amizade entre os estudantes de oito das mais conceituadas Faculdades de Comunicação e Artes do Estado de São Paulo (BELAS ARTES, CÁSPER LÍBERO, ECA-USP, FAAP, MACKENZIE, METODISTA, PUCCAMP e PUC-SP), através de competições esportivas de 13 modalidades.

Esta competição já passou por diversas cidades do interior do estado, como Serra Negra, Pirajú, Guaratinguetá, Cruzeiro, Avaré e Registro, entre outras.