Você já ouviu as histórias dos veteranos, já assistiu aos vídeos das edições passadas e está decidido: vai ao JUCA 2009. Mas... e aí? O que fazer? Principalmente para os marinheiros de primeira viagem, essa pode ser uma experiência que gera muitas dúvidas. Aqui, a LAACA responde algumas das perguntas mais freqüentes:
Como eu faço para ir?
Há pacotes nas 8 Atléticas participantes que incluem o ônibus de ida e volta, e também os translados – se necessário – dentro da cidade.
Onde eu fico? Como é um alojamento?
Tradicionalmente, a maioria dos alunos do JUCA fica em alojamentos. Eles são escolas municipais ou estaduais cedidas pela cidade para hospedar as faculdades. Existe a opção de ficar em uma sala de aula, com colchões e sacos de dormir, e a opção de ficar em barracas. Informe-se na sua atlética sobre a possibilidade de hotéis.
Importante: levar barracas, sacos-de dormir, cobertores, toalhas, etc, é obrigação do aluno, não da Atlética.
Como funcionam os jogos?
A tabela com a primeira rodada de cada modalidade já está disponível. Os confrontos são no mata-mata e as próximas rodadas são definidas na própria cidade. As torcidas são o ponto alto dos Jogos, sempre acompanhadas das respectivas baterias para ajudar a torcer, gritar e cantar as músicas de cada faculdade.
O que não pode: invadir a quadra, jogar objetos (alimentos e bebidas também), puxar as redes de proteção ou utilizar sinalizadores de fumaça em locais fechados (como os ginásios)
Onde comer?
Fique tranquilo, você não vai passar fome durante o JUCA. Todas as cidades, geralmente, têm uma infra-estrutura para receber os estudantes famintos, que vai desde as tradicionais barraquinhas de cachorro-quente até restaurantes self-service ou por quilo. Pergunte também na sua Atlética se há algum contato de PF (prato feito), uma vez que muitas vezes ele é utilizado para alimentar motoristas de ônibus e seguranças. Agora...entre comer o filet mignon ou o churrasquinho de gato, a escolha cabe a você.
Onde tomar banho?
As Atléticas montam uma estrutura de chuveiros dentro dos banheiros dos alojamentos, para comodidade dos alunos. Mas se você não quer esperar na fila, há a opção das casas ao redor do alojamento. Como funciona isso? Converse com os moradores sobre a possibilidade de você "alugar" o chuveiro deles, sob a condição de pagar um valor pequeno, que vai até R$ 5. Quase sempre eles ajudam. Claro, há a opção de simplesmente não tomar banho, ela só não é das mais higiênicas.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário